Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

208 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto do médico José Bitu Cortez,  neto de José Bitu do Umari, Várzea-Alegre, que era bisneto  de José Raimundo do Sanharol. Reside no Rio de Janeiro.

Quinto filho de José Raimundo do Sanharol, conhecido por Bitu, casado com Josefa Alves de Morais Feitosa, filha de Manuelzinho Alves de Morais Feitosa do Arneiros – nos Inhamuís. Hoje em dia, é uma das maiores famílias descendentes do José Raimundo do Sanharol - a família Bitu.

Filhos do casal:

01 – Ana Feitosa Bitu
02 – João Alves Feitosa Bitu
03 – Maria Anacleta de Meneses
04 – Antônio Alves Feitosa Bitu
05 – José Alves Feitosa Bitu
06 – Raimundo Alves Feitosa Bitu.

Todos esses filhos de Vitorino deixaram grande descendência. Os irmãos chamavam-no de Vitu – Vitorino abreviado, depois adotaram Bitu no lugar do Vitu e hoje em dia é uma das maiores e mais tradicionais família de nossa terra – Família Bitu.


10 comentários:

  1. Familia Bitu, com os casamentos entre Brito do Crato, Primo, Freitas, Meneses, Carvalho, tambem de Varzea-Alegre, Diniz do Cedro é um grande ramo da arvore deixada por Jose Raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Santana quando lá residia, tinha um Zé Bitú, que depois mudou acho que para Lavras. Faz parte desta grande família ??

      Excluir
    2. Certamente. Em Santana tinha tambem Dona Marlene Bitu esposo de Roque Severino de Alencar.

      Excluir
  2. Ana Feitosa Bitu era a besavó de Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  3. Minha saudação ao Rodrigo Bezerra Bitu. Descendente do Jose raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir
  4. Interessante lembrar que aonde se encontrar um Bitu no mundo,é desta descebdéncia, pois só existe uma famíkia Bitu.

    ResponderExcluir
  5. a ninha tia irmã de minha bisavó materna Madalena bitu é casada com antonio alves feitosa bitu, portanto outra galha grande já que tia madalena teve bastante filhos

    ResponderExcluir
  6. Giovani e Israel.

    É verdade. A familia Bitu não se conhece outra com esse nome e Dona Madalena e Antonio Bitu deixaram a maior descendencia entre os filhos de Viturino.

    ResponderExcluir
  7. Tb sou uma Bitu, nasci em Recife, mas meu pai é de Várzea Alegre, Antonio Alves Bitu, Filho de José Alves Bitu e Balbina Batista Bitu...muitos chamavam meu paid e Tarcísio (nome que minha avó Balbina chamava)....já ouvi falar que existem duas famílais Bitu, mas acho que não é verdade, pois todas descendem do Ceará...a minha particularmente acredito que de Várzea Alegre...
    Um beijos em todos...

    ResponderExcluir
  8. Exatamente isso meu caro amigo. Tarcísio de José Bitu do Umari e Balbina. Bitu da gema. Neto de Antonio Alves Feitosa Bitu do sitio Serrote e dona Madalena.

    ResponderExcluir