Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

209 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.




Foto - Professor Zuza Bizerra de Britto neto de José Raimundo do Sanharol.

Vicente Alves Bezerra casou-se com Isabel Alves de Brito do sitio Malhada em Crato, filha do Major Eufrásio Alves de Brito, quem oficiou o casamento foi o padre Joaquim Manuel Sampaio, na casa dos pais dela, em 11 de Novembro de 1863.

Filhos do casal:

01 – José Bizerra de Brito – Zuza Bizerra
02 – Antônio Bizerra de Brito.

O professor Zuza Bizerra de Brito fez nome no magistério do cariri e deixou uma descendência numerosa. É avô do famoso compositor Xico Bizerra, funcionário aposentado  do Banco Central do Brasil.  Cidadão recifense e pernambucano títulos concedidos pela Câmara Municipal e  pela Assembleia Legislativa do estado.

Zuza Bezerra era um homem  culto, sábio, conselheiro. Ninguém na família de Várzea-Alegre ou Crato tomava qualquer  decisão que fosse, sem antes ouvi-lo.


8 comentários:

  1. A partir de Zuza Bizerra a arvore genealogica criou galhos frondosos. Os seus filhos e netos deixaram grandes descendencias.

    ResponderExcluir
  2. Zuza Bezerra era padrinho de meu pai< antônio leandro.

    ResponderExcluir
  3. A casa de Zé Raimundo era onde é a casa dos Gonçalos, né, Morais?

    ResponderExcluir
  4. Giovani Costa

    O seu pai tinha um grande padrinho. A casa de Jose Raimundo do Sanharol ficava onde hoje fiva a casa do Raimundo meu irmaão.

    ResponderExcluir
  5. o que mais me honra em termos de ascendência, além do magistério tão bem desempenhado por vovô, é o exemplo por ele deixado de retidão ética e moral, virtudes bem assimiladas pelos filhos, dentre eles minha mãe, dona myrthes. agradeço a morais por nos possibilitar momentos tão emocionantes em seu blog, já recomendado a alguns amigos.

    ResponderExcluir
  6. esse francisco aí de cima sou eu, xico bizerra

    ResponderExcluir
  7. Xico Bizerra.

    Obrigado pelo seu acesso.

    O maior feito do velho Zuza foi trasmitir o seu DNA para seus descendentes. Indole, carater, descencia, horadez ETC. Parabens amigo.

    ResponderExcluir
  8. O professor Zuza Bezerra era neto de José Raimundo do Sanharol, filho de Vicente Alves Bezerra. Vicente se casou com Isabel Alves de Brito, em 1863, ela filha do Major Eufrásio Alves de Brito dos sítios Palmeirinha e Malhada em Crato. Em tempo algum um familiar de José Raimundo do Sanharol tomou decisão sem ouvir os conselhos de Zuza Bezerra. O casamento de Vicente e Isabel foi oficiado pelo vigário Joaquim Manuel Sampaio na residencia dos pais dela.
    Em Crato.

    ResponderExcluir