Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de novembro de 2023

266 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Pedro Piau e sua esposa Iraci Bezerra  eram compadres de Zé Bitu e Vicentina. Certa feita  foi servido  um mel de engenho com farinha.

Pedro Piau ficou tentando unir os compostos com uma certa dificuldade. Quando perdeu a paciência, coisa que ele sempre teve de sobra, olhou para Zé Bitu e falou:

Compadre! Tem coisa no mundo mais trabalhosa, do que misturar mel com farinha?
Tem compadre. Separar depois de misturado.

Mundim do Vale.


8 comentários:

  1. Ano passado, Pedro piau foi passar asexta-feira santa na casa de Geralda, que é Geraldina, onde os filhos e neros de D. geralda tinham preparado um Juda. Erick, o chefe. O juda ficou bem sentado numa cadeira de balanço na varanda de Sheila, com 2 vigias, quando de repente, sumiu. A confusão foi geral, acusação daqui e dali, a principla suspeita Sheila, sai procurando, chega num quarto da casa da mãe dela: tinha uma rede armada com alguém dentro e coberta com as varandas. Aí ela sai gritando: Achei o juda. Todos correm, mas quando abrem a rede era Seu Pedro Piau tentando dar o cochilo do meio-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fechou o meu dia, com chave de ouro.........

      Excluir
  2. Mundim do Vale.

    A historia de Ze Bitu é muito boa. Ze Bitu, apesar de ser meio sisudo, não existiu em Varzea-Alegre homem mais espirituoso do que ele. Outro dia me encontrei com Freitas, neto do Ze Bitu e ele contou umas dez proezas do avô. Pena que eu não anotei e alem de velho estou ficando esquecido. Solicito ao Freitas que me envie por e-mail algumas das historias do nosso querido Ze Bitu.

    A. Morais
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grandes recordaçõs eu tenho de seu Zé Bitu, pois ele era freguês no comércio do meu pai e eu era um dos que lhe vendiam. Além desse fato, a minha amizade com Zezê, Fefá, Raimundo, etc. Velhos tempos... Novos dias...

    ResponderExcluir
  4. Mundim

    Certa vez cheguei na casa de minha prima Luiza Satiro e o seu esposo Expedito Bilé estava degustando uma mistura num chircão. Luiza disse: Antonio de tio Jose André, eu duvido que voce advinhe com que o Expedito está comendo este mel de engenho? Eu falei: com farinha ou cuscus! ela disse é não. Diz Expedito com que é! Expedito rebateu no ato: homi, é que esse mel é muito salobro e eu estou misturando com açucar!

    ResponderExcluir
  5. Zé Félix era inveterado na cachaça.
    bebia todo santo dia, O local de tomar a saideira, era sempre a bodega de Zé Bitu.
    Certo dia meu tío Raimundo Piau estava fazendo umas compras, quando chegou Zé Félix para tomar a saideira ou a caideira, olhou par o meu tío e disse:
    - Raimuuuuuundo Piaaaau! ramo tomar uma mais eu.
    - Não Zé Félix. Muito obrigado. eu não bebo.
    Mais ramo é só uma.
    Não Zé procure outra pesoa.
    Como o inconviniente continuou insistindo, pertubando mais do que epinha no nariz. Zé Bitu resolveu
    intervir:
    - Zé você não tá vendo que Raimundo
    não quer. deixe pra oferecer cachaça a ele num dia que você tirar só pra beber.

    ResponderExcluir
  6. Zé Félix era inveterado na cachaça.
    bebia todo santo dia, O local de tomar a saideira, era sempre a bodega de Zé Bitu.
    Certo dia meu tío Raimundo Piau estava fazendo umas compras, quando chegou Zé Félix para tomar a saideira ou a caideira, olhou par o meu tío e disse:
    - Raimuuuuuundo Piaaaau! ramo tomar uma mais eu.
    - Não Zé Félix. Muito obrigado. eu não bebo.
    Mais ramo é só uma.
    Não Zé procure outra pesoa.
    Como o inconviniente continuou insistindo, pertubando mais do que epinha no nariz. Zé Bitu resolveu
    intervir:
    - Zé você não tá vendo que Raimundo
    não quer. deixe pra oferecer cachaça a ele num dia que você tirar só pra beber.

    ResponderExcluir
  7. Conheço muito bem essa saborasa iguaria que é mel de engenho, seja com farinha ou com cuscus de milho. Também comi muita qualhada na casa de Zé amancio sobrinho da minha vó Emilia na forquilha, quando perambulava de Boa sorte aos Araças em direção à casa de minha vó. Hoje como bom cearense adaptável a tudo, enquanto escrevo esse texto tomo um saboroso chimarrã gaucho. Mas, o que quero dizer é o seguinte:
    Meu avô Antonio Gonçalves, sabendo que seu primo era muito sovina, disse-lhe certa vez que gostoso mesmo era merda com açucar. E algum tempo depois meu avô encontrou o tal primo e perguntou: E ai primo experimentou a comida?
    -Rapaz! Aquila lá é comida de gente! Só comi mais pra não perder o açucar.

    ResponderExcluir