Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

275 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais

COMPOSITORES DO BRASIL.

ZÉ CLEMENTINO.

Um dos sites mais respeitados sobre MPB – o Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira – deixa a gente querendo saber mais sobre nosso ilustre vizinho, ali de Várzea Alegre, o compositor José Clementino do Nascimento Sobrinho, ou como todo bom artista que não tem medo de cair na boca do povo, e de ver seu nome pichado no muro da popularidade, assume-se como Zé Clementino, assim como Francisco Buarque de Hollanda igualmente se assume como Chico Buarque.

Pois bem, quase não se fala do valor desse menestrel da terra do arroz, responsável pela volta à sonoridade de um dos maiores artistas da música brasileira de todos os tempos, o insubstituível Luiz Gonzaga.

O grande Zé Clementino nasceu no sítio Juazeirinho, distrito de Canindezinho, no município de Várzea Alegre, no dia 02 de fevereiro de 1936.

Morou em Crato quando trabalhou na agência local do INSS. Por aqui o compositor sem dúvida desenvolveu sua maestria na arte de letrista e compositor nos encontros com o (do banco) Hildelito Parente e o folclorista Correínha.

Uma vez, lá pelos meus 16 anos, contínuo de “A Cratense”, de Euclides Francelino de Lima, estive frente a frente com Zé Clementino, quando este fazia um jovem experimentar uma sanfona de 120 baixos. Estava acompanhado do Sr. Hélio Barros, irmão de dona Neném Barros, esposa do Sr. Euclides. Nunca me passou pela cabeça ter atendido o homem que mais tarde praticamente reabilitou para a vida artística o excelente Luiz Gonzaga.

Mais de 200 músicas gravadas, eis o acervo de Zé Clementino. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino (de quem era amigo de Lindolfo....), Zé Nilton, o forrozeiro.....e muitos novatos da MPB gravaram suas músicas.

Lembro-me do Padre Vieira, outro ilustre varzealegrense, dizer da simpatia e da singularidade musical de Zé Clementino. A música “o jumento nosso irmão” concretizou o sonho do padre mestre em criar a confraria do jumento. Grandes autoridades foram agraciadas com títulos do “CLUBE MUNDIAL DOS JUMENTOS – PRIMA COCHEIRA IGUATUVINA”, criado pelo magnífico Pe. Antônio Vieira. Um diploma em latim subscrevia a status do agraciado numa sequencia que ia de asinus minor, a asinus medius chegando a asinus máximo. Dizia o texto do diploma:

“Ego, Pater Antonius Vieira, Primus et Maximus Fundator et Praesidens Clubis Jumentorum, admitto, ut Frater in Cocheira Lostra Iguatuvina, Jumentum... (o nome do agraciado) post accuratum eximem suas qualitates asininas et jumentinas. Etiam concedo jus universale et aeternum pascendi, ornejandi, excoiceandi, atue vacandi per totum territorum brasiliense, sine bronca aliorum animalium. Datum et passatum, ad perpetuam rei memoriam, in nostra iguatuvina civitate, anno MCMLXVI”.

Sábios e loucos esses varzealegrenses de hoje e de sempre.

Nesta quinta feira vamos homenagear o grande compositor brasileiro Zé Clementino, apresentado pelo seu conterrâneo, o folclorista e diretor de um dos blogues mais visitados do Cariri, o Blog do Antonio Morais, afiliado do Blog do Crato, Antônio Alves de Morais, ao mesmo tempo em que ouviremos um pouquinho de seus grandes sucessos, na sequencia:

Estou roendo sim, de Zé Clementino, com Trio Nordestino
Eu sou do banco, de Zé Clementino e Hildelito Parente, com Dominguinhos.
Não deixo não, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
O jumento nosso irmão, de Zé Clementino e Luiz Gonzaga, com Luís Gonzaga.
Capim Novo, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga
Chinelo de Rosinha, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé e Paulo Clementino, com Luiz Gonzaga.
Fazenda corisco, de Zé Clementino, com Dominguinhos.
Xote Dos Cabeludos, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga.
Mais uma dose pros cabeludo, de Zé Clementino, com Zé Nilton
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé Clementino, Luiz Gonzaga.
Amor Frustado - Ze clementino e Messias Holanda.


14 comentários:

  1. teve um erro ai estou roendo quem gravou foi sirano e não trio nordestino e os contraste que ele disse em cima de zé e paulo talvez ele quisesse dizer o chinelo de rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Helio Barros, aqui citado, era o do INPS?? Se sim, visitei muito sua casa, como membro do Interact Club do Crato.

      Excluir
  2. É verdade Israel. Mais uma vez obrigado pelas correções. Na verdade temos a mesma musica gravada por Luiz Gonzaga e Dominguinhos ao mesmo tempo, porem o Trio Norrdestino só gravou duas musicas do Ze. Não deixo não e o Chinelo de Rosinha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Zé Nilton

    Eu te peço uma coisa: O programa desta quinta feira, amanhã, sobre Zé Clementino, vai ser batuta demais e eu queria uma gravação de todo o conteudo. Isto é possivel? pois só escuto em um radinho de pilha. Estes radios sofisticados com FM e tudo, ligados na energia dá um zuuuum que fico sem entender se é só nos meus radios ou na energia.

    Um grande abraço, inclusive para o entrevistado, meu amigo e compadre MORAIS.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão o Israel Batista. Na confusão, confundi a música "estou roendo sim", de João Silva e Anatalício,com o Trio Nordestino,com "estou roendo". Assim como errei ao afirmar a dupla parceria na música "contrates..."
    Agradeço ao Israel as corrigendas.
    Zé Nilton

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Vicente.
    É possível. Enviarei para você todo o programa em cd.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Vicente.
    Você pode ouvir, como todos os varzealegrenses no mundo inteiro, o nosso programa, através do site: www.radinho.blogspot.com.
    Isto não demove a promessa de lhe presentear com o conteúdo do programa.

    ResponderExcluir
  7. Vicente, em lugar de radinho, digite "cratinho"

    ResponderExcluir
  8. Estive presente ao programa Compositores do Brasil, apresentado pelo professor Zenilton na Radio Educadora do Cariri. O programa de hoje, muito bem elaborado, foi uma homenagem ao Jose Clementino do Nascimento, compositor de Varzea-Alegre. O Professor Jose Nilton descreveu as qualidade do nosso genio Zé Clementino e me deu oportunidade de agregar algumas informações relacionadas a obra do artista. Gostei do programa e fiquei muito feliz ao ouvir novamente musicas como - Não deixo não, Xote dos cabeludos, Fazenda Corisco etc. Foi uma homenagem justa e merecida.
    Parabens Zeniltom, Deus lhe abençoe.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  9. A satisfação foi minha, ó inebriante folclorista.

    ResponderExcluir
  10. É...

    Ze Nilton

    O meu problema maior para o programa de hoje é que eu estava ausenta do Crato e não queria perder por nada no mundo.

    Estou chegando agora, 21 hs. Muito obrigado e vou aguardar o CD.

    Valeu a sua atenção

    ResponderExcluir
  11. É...

    Zé Nilton

    Quanto a sugestão para acessar o site da radio, é uma boa ideia, mas o pior é que gosto de pegar o radinho de pilha, ir lá para o canto do gramado e curtir ao ar livre todas as músicas e suas informações sobre eleito do dia.

    Mesmo assim obrigado pela idéia.

    Um grande e fraterno abraço do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  12. É mesmo, Vicente: nada como o velho radinho de pilha. Tenho 6 deles espalhados pelos cômodos de minha casa.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Com relação a postagem feita dia 16 de novembro de 2023, por uma pessoa "Anonima", sobre o Sr. Hélio Barros, na verdade ele trabalhava no INPS (hoje INSS) e fazia parte do Rotay Clube do Crato, o qual o Interaty era vinculado.

    ResponderExcluir