Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

307 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Já contamos algumas historias dos “vieira” do Chico. Mais do Joaquim do que do José, é claro. José Vieira era um homem extremamente inteligente, já não dizem o mesmo do irmão Joaquim. Há uma unanimidade em afirmar que na hora da divisão José Vieira ficou com a inteligência e a sabedoria toda pra si, e, o Joaquim com as demais qualidades. Hoje vou contar uma proeza do José Vieira.

Nas décadas de 1950, chegaram em Várzea-Alegre uns paraibanos comprando garrotes. Adquiriram uma parte com José Piau, outra com o João do Sapo, porém as duas compras não fizeram a carrada completa.

Procuraram, então, uma pessoa que vendesse o complemento. Tiveram noticia que José Vieira tinha uns garrotes bons e partiram para o Chico. Chegando a casa do José Vieira, apresentaram-se e propuseram o negócio. Compramos por bom preço e a vista.

José Vieira disse que não podia vender agora. Os paraibanos insistiram. E José Vieira justificou dizendo : os meus garrotes estão numa roça que tem tingui, se for feito qualquer movimento eles caiem e morrem.

Os paraibanos falaram que tingui não era problema para eles, pois andavam com uma taboca, uma espécie de canudo, e que se o garrote caísse colocavam o canudo no fundo do mesmo, o ar comprimido saia e a rês ficava boa no ato.

José Vieira, de orelha em pé disse: não vou confiar, pois aqui a historia é outra. Quando o garrote cai, metem a taboca é no fundo do dono.


5 comentários:

  1. Se fosse o Joaquim Vieira teria vendido. E tinha entrado na taboca, no canudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mesmo não muito feliz, tenho de rir...

      Excluir
  2. Muito boa história. Gostei. Tingui não é fácil mesmo. Eu e meu irmão Fernando Compramos um terreno na Lagoa das Panelas, vizinho ao Chico, e tivemos muita Taboca até conseguir controlar essa erva perigosa....
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  3. Prezado Flavin.

    Em breve postarei a historia de "Manchada" a vaquinha que o meu avô me deu e que foi vitima dessa erva maldita que é o tingui. Junto vem a historia do boi de Jose Vieira do Chico.

    Quem acessar verá.

    ResponderExcluir