Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

344 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Raimundo Alves de Almeida, Raimundo Beca de saudosa memória, chegando em casa encontrou sua esposa Maria pelejando para o filho Luiz de 10 anos tomar um leite.

Luiz como todo caçula era dengoso. Tome o leite meu filho, não tomo, não quero. Tome pelo menos um pouquinho, não, eu não quero! Num já disse que não quero.

Raimundo Beca pacientemente prestava atenção a cena. Em dado momento falou: Maria guarde esse leite. Luiz ponha o chapéu e me acompanhe. Raimundo Beca saiu andando na frente e Luiz de xoto atrás para acompanhá-lo.

Passaram pelos Araçás, Catinga Grande, de volta foram ao Baixio do Exu, e, mais ou menos quatro horas da tarde chegaram em casa na Vazante.

Raimundo Beca olhou para Luiz e determinou: Luiz vá buscar as vacas no Sanharol! E Luiz, pai, deixe mãe me dar um leitinho primeiro.


5 comentários:

  1. Raimundo Beca foi um dos homens mais serios que conheci em minha vida. Correto, Honesto, não gostava de brincadeiras. Exigente e criterioso na criação e educação dos filhos. Um grande homem a servir de exemplo para a humanidade.

    Parabens aos seus familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk resolveu com.inteligência e maestria....

      Excluir
  2. Morais,ele não era nem um pouco diferente do nosso irmao caçula,que Mãe colocava leite ele dizia ta branco,mãe colocava cafe ele dizia ta preto e nunca chegavam a um acordo.

    ResponderExcluir
  3. Isabel.

    Nosso caçula era sabidinho. Enquanto botava pra ficar branco ou preto o copo enchia e o conteudo aumentava. Abraços em Luiz e nos meninos.

    ResponderExcluir
  4. Taí mais uma das muitas atividades terapêuticas do leite:
    Curar lundum!re.

    ResponderExcluir