Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

389 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Muitos poderão achar uma grande besteira. Pra mim não é. No inicio de Março de 1965, cheguei no Ginásio São Raimundo para os desafios do curso ginasial.

Diretor – Dr. José Iran Costa

Secretaria - Maria Socorro Rolim de Morais

Professores:
Matemática – Dr. Lemos.
Português – Tibúrcio Bezerra de Morais Neto.
Geografia – Odeva Nogueira de Morais.
Historia – Aniete Ferreira.
OSPB – Dr. Raimundo Luiz Oliveira.
Francês – Aniete Ferreira.
Artes Industriais – Isabel Andrade.
Ciências – Anésia Ferreira.
Inglês – Teresinha Rolim de Morais

Alunos:
Antônio Alves de Almeida
Antônio Alves de Morais
Antônio Gomes de Morais
João Bosco Teixeira de Morais
Joaquim Sátiro Neto
José Evaldo Leandro
José Ossian Lima
Paulo de Deassis Militão
João Geraldo Souza
Luiz Alves Bitu
Ozanan Bezerra de Morais
Cazuza de Souzinha
Raimundo de Santinho
Francisco Alves de Morais - Chico Brito.
José Ronaldo Oliveira
Airles Leandro
Regina Carvalho de Souza
Jurandir de Totô
Juraci de Totô
Socorro de Expedito Bile
Isabel de Chico de Sátiro
Raimunda de Borginho
Olivia de Borginho
Lucineide de Lourival Clementino
Yeda Bastos Bitu
Socorro de José Marcos
Marlene Máximo
Tiquinha de Gabriel de Clicério
Francisca Isle Viana Bezerra
Marta de Deassis Militão.

54 anos se passaram é justificável que haja alguma informação que esteja em desacordo. Duvido. Não recorri a lista de chamada, vi apenas minha velha e desacordada memória. O fato é que como uma espingarda espalha os chumbos, o tempo nos espalhou, e, muitos já não os vejo há 40 anos, mas, este fato não quer dizer que tenha esquecido aquele meu colega dos tempos dourados e felizes quando da vida descuidada de estudante.

Deixo para todos eles um grande abraço de recordação. E a minha saudade aos que já se foram: Antônio Gomes de Morais, Paulo de Deassis, João Geraldo de Souza, Luiz Alves Bitu, Regina Carvalho e Raimunda de Borginho, João Bosco Teixeira e outros que por ventura ou desventura Deus o tenha convocado  para jogar no time de cima.

E, aos nossos saudosos mestres Dr. Iran, Dr. Lemos, Socorro Rolim de Morais,  Levy Nogueira de Morais, Anésia Ferreira que também partiram para morada eterna.

Nossa gratidão.

4 comentários:

  1. Pois bem.

    O vigia era Seu Chiquinho, zeloso com o colegio e com umas touceiras de bananeiras. O primeiro cacho quando já estava bom de cortar João Bosco Teixeira e Antonio Almeida cortaram e jogaram dentro o cacimbão. Botar banana pra amadurecer dentro dagua, só na Varzea-Alegre mesmo. Mais um contraste. O bom disse tudo é que dizem que só hoje é que os meninos são danados. Quero vê de Antonio Almeida e Dr. Bosco Teixeira negam esta proeza. As bananas incruaram.hahahaha Um abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  2. odeva está viva mora na capital, mas eu adoro memórias escolares no entanto fiz um livrinho que intitulei a turma da 4ª série abraços

    ResponderExcluir
  3. Israel.

    Fiz confusão quem faleceu foi o professor Levi Nogueira de Morais, irmão da Odeva. Foi meu professor tambem de Portugues e de Educação fisica, a partir do segundo ano.

    ResponderExcluir
  4. Morais, o fato de você ter essa lembrança dos nomes de uma turma inteira, após 54 anos, revela o quão preparado está para exercer essa tarefa sua de um historiafor de talento.

    ResponderExcluir