Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

387 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Em 1967, alguns estudantes que estavam de férias em Várzea-Alegre, resolveram fazer um programa no bar do Herculano Sabino, que fica no sitio Sanharol. 

Pegaram um Jeep e foram levando com eles, Zé de Lula Goteira, um moreno engraçado que por algumas bicadas de cana animava o ambiente. 

Na volta, quando passavam na curva de João do Sapo, o jeep capotou e só quem se machucou foi exatamente o Zé, que fraturou um braço. Os colegas se omitiram, viajaram para Recife e Fortaleza onde estudavam e por conta disso Zé sofreu muito. Basta dizer que ele ficou com medo até de carro de mão. 

30 anos depois, 1997, Zé estava na casa de Raimundo Bitu, no dito Sanharol, quando Gustavo Correia apareceu num opala indo para cidade. Como Gustavo vinha só e viu que o Zé ia para cidade ofereceu carona. 

Zé rejeitou de pronto, dizendo que só ia mais tarde, mas Gustavo sentiu que ele estava com medo, e começou a argumentar dizendo que o sol estava quente e que o medo dele de carro era besteira porque não é todo dia que vira carro. 

Depois dos argumentos Zé resolveu aceitar a carona. Entrou no carro desprezando o banco dianteiro e ficou de cócaras no banco traseiro, exatamente atrás do banco do motorista com as duas mãos sobre o encosto do banco. 

Quando passavam na curva de João do Sapo, Gustavo colocou o braço esquerdo sobre a porta deixando a mão de fora do carro para descansar. 

Nesse momento Zé de Lula gritou: " Ei moi de chifre! Pode guiar cás duas mão" que se vier chuva eu aviso.

Mundim do Vale.


3 comentários:

  1. Na festa vamos ri com as Graças. De volta aos estudos o Zé de Lula ficou com as dores do braço quebrado.

    ResponderExcluir
  2. Zé de Lula é uma figura ímpar no cenário folclórico de Várzea Alegre. Inteligente, espirituoso e bem humorado costuma levar a melhor usando a sua arte humorística como ferramenta. Com esse artifício consegue romper o preconceito das classes mais favorecidas e demonstrar com a sua simplicidade que inteligência e perspicácia valem mais que dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Zé de Lula é nosso vizinho no Bairro Sanharol. Conhecido e amigo de todos, faz rir a qualquer um...

    ResponderExcluir