Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de novembro de 2023

249 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

O alferes português Bernardo Duarte Pinheiro solicitou umas datas de sesmarias, às margens do Riacho do Machado. E, por despacho de 23 de fevereiro de 1718 foi-lhe concedida uma extensão de nove léguas, com uma légua para cada lado do riacho citado. 

Quando veio, com a família, para conhecer as sesmarias, chegando numa lagoa circundada de floresta virgem – onde haviam pássaros em grande quantidade e de várias espécies – ficaram eles parados, a contemplar aquela paisagem maravilhosa. Um componente da caravana proferiu essa concisa frase - "Que várzea alegre". Daí a razão do nome, da fazenda, do povoado e da agora cidade.


Na quinta geração de Bernardo Duarte Pinheiro nasceu Gabriel de Morais Rego, foto. Este se casou com Joaquina Alves de Brito, filha do Major Eufrásio Alves de Brito do sítio Malhada, em Crato. Deste casamento nasceu uma única filha: Eufrásia de Morais Brito, que se casou com Macário Vieira de Brito, foto abaixo, e deixou grande geração de homens e mulheres admiráveis. 


Da quarta geração do Gabriel de Morais Rego, numa ponta de rama semeada com a genética e adubada com a decência, honradez e caráter oriundos do Alferes português Bernardo Duarte Pinheiro, e repassada de Gabriel de Morais Rego, nasceu Hélder Macário de Brito, foto abaixo. É dele que peço permissão para contar uma historinha que lhe dignificou a vida. 


Retornando do Exército Nacional, onde serviu, fixou Hélder residência na "Fazenda Água Azul" no município de Campos Sales – Ceará, pertencente ao seu pai, Pedro Macário de Brito. Certo dia, recebeu Hélder a visita de um candidato a Prefeito daquele município, convidando-o a substitui-lo. Dias mais tarde, recebeu a visita do outro candidato ao cargo de Prefeito, com o mesmo convite. Por fim, vieram, juntos, os dois candidatos com a proposta de renunciarem ambos em seu favor.  Hélder não aceitou. Mas, aconselhado pelo pai, já que se tratava de um consenso, terminou por aceitar o desafio e se elegeu Prefeito Municipal.

O principal problema da cidade de Campos Sales era a deficiência no abastecimento d'água. Ele conseguiu – com o Deputado Estadual Marconi Alencar e com o Deputado Federal Marcelo Caracas Linhares – a verba para a construção de um açude, resolvendo o problema do abastecimento de água para a população.

O engenheiro do departamento de obras visitou, juntamente com Hélder, todas as propriedades da bacia a ser alagada pelas águas. Nenhum dos proprietários exigiu indenização qualquer para a cessão de faixas de suas terras. 

De volta à sede do município, numa paragem à beira da estrada, o engenheiro tratou de informar que aquele seria um grande negócio para os dois. Hélder respondeu: De minha parte não aceito, você pode fazer sozinho, mas, se fizer, eu lhe denuncio. 

Pelo que vimos, Hélder Macário de Brito foi feito com o mesmo material do Alferes Bernardo Duarte Pinheiro e do seu bisavô, Gabriel de Morais Rego.

Temo não proferir o seu nome, com todo o respeito que é devido. Temo pronuncia-lo, e não exprimir o profundo respeito que invade o meu orgulho por ser seu parente e seu amigo.  Deixo que as faces dos homens divulguem o que devemos a Hélder Macário de Brito. Deixo que eles descrevam as virtudes dele; virtudes verdadeiras, atestadas por milhares de testemunhas Campos salenses.


5 comentários:

  1. Homens de índole sã e caráter elevado. Legado de exemplos a ser seguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, torço para que no futuro, alguém possa trazer aoa mais novos, preciosas infornações sobre você. Terá de ser eternizado, pelas suas obras.

      Excluir
  2. MORAIS:
    Concordo com você em número, gênero e grau!
    Hélder Macário de Brito é um homem de bem a toda prova.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde ,aos que o conhece,gostaria de saber se ele ainda e vivo?
    Pois tenho uma amiga que o conheceu e gostaria muito de ter noticias dele.
    Ela q ja se encontra com 83 anos me encarregou do trabalho de achar algo sobre ele se alguem poder me ajudar eu agradeço imensamente
    meu zap 81 98457 2417 me chamo solange desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  4. O respeito do que é público, que já foi e deveria se simples, atualmente é coisa rara. Mas, ainda bem que tem o Morais prá documentar esses fatos antigos e raros.
    Atualmente, até o jornalismo anda meio virado. Só emite notícias ruins....

    ResponderExcluir