Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de novembro de 2023

250 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Na casa de José Raimundo do Sanharol tinha um pau d'arco enorme, um ipê amarelo. Do tronco da árvore foram feitos dois bancos desses antigos medindo 26 palmos de comprimento com quatro de largura. 

Os bancos gêmeos terminaram  pertencendo  a dois bisnetos do José Raimundo : Meninin Bitu e José André do Sanharol.

O de Meninin Bitu deve está lá soberano, imponente e majestoso comemorando mais de 200 anos de existência. Já o de José André foi levado pelo prefeito para uma exposição da semana do município e não se sabe que fim levou. Deve ter queimado junto com o "Museus Nacional".  

Lembrando a história dos bancos de Pau d'arco contarei algumas estórias que, quando criança, vi e ouvi do meu velho pai com o testemunho do nobre amigo Antônio de Gonçalo. 

Histórias e estórias adormecidas na memória e no coração. Aguarde a próxima postagem.


4 comentários:

  1. Várzea-Alegre preserva muito pouco a memória de sua história. Ninguém conhece nem se interessa saber. É um tanto faz como tanto fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exclua o amigo e seu grupo de amigos. São todos ótimos neste quesito

      Excluir
  2. Na minha ultima viagem a Várzea-Alegre encontrei e descobri onde se encontra o banco do José André. Está no lugar certo. No memorial Joaquim de Sátiro no Sitio Boa Vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de ser altivo, para dar o braço a torcer. E você, é sempre justo.

      Excluir