Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de dezembro de 2023

325 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Se o marechal Deodoro da Fonseca fosse vivo ele ia ver a resultante  da republiqueta proclamada por ele.

Sustenta a história que Pedrinho de Hermínia saiu de Várzea-Alegre mundo a fora  a procura de emprego. Andou  grande parte do Brasil e nada de consegui. Estando na cidade  de Barão de Grajaú, na divisa dos estados do Tocantins com o Maranhão,  vendo-se sem  dinheiro e com fome procurou  o café de Dona  Sinhé e  já intencionado  procurou  fazer refeição.

Como estava fora de hora, a única coisa possível de servi era ovo cozido com sal e pimenta. Ele comeu seis, e, ficou aguardando um descuido da proprietária para capar o gato, fazer bunda de ema, ir embora, saiu pra calçado e  dona Sinhé de olho nele. Para despistar ele disse : A senhora  já  viu um pais de políticos mais vagabundos do que o Brasil?  

Na republiqueta instalada por Deodoro não houve um só presidente que  honrasse  a liturgia do cargo. Cada um é pior que o outro. O que dizer dos dois últimos. Corruptos,  bandidos, desonestos até a tampa.

E o pior,  é que nada lhes acontece, causam todo mal do mundo a pátria e ficam impunes, fica por isso mesmo. 

Com exceção  de Castelo Branco que largaram um avião no dele e foi pedaço de presidente pra todo lado, perna pra lá, braço pra cá.

Dona Sinhé com um olhar desconfiada perguntou : Meu amigo e os ovos? 

Ele bem sério : Ainda não encontraram.



Um comentário:

  1. Eu não tenho nenhum motivo para gostar da republica. Por uma razão muito simples. Na monarquia os monarcas preparam sucessores e na republica os presidente preparam herdeiros.

    ResponderExcluir