Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

022 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais.


O Brigadeiro Macedo justificava muito bem a sua fama! Era muito político e um eleitor de carteirinha do Brigadeiro Eduardo Gomes, como não poderia deixar de ser! Na eleição para Presidente de 1950 apostou, com uma figura importante do Crato, que o Brigadeiro ganharia as eleições. 

A aposta foi de dez engradados de cerveja. Naquela época o engradado tinha 48 garrafas. Como foi o Getúlio quem ganhou, teve que pagar a aposta. Mandou, efetivamente entregar os dez engradados. Mas com um detalhe: esvaziou todo o conteúdo das garrafas em um tonel, estragando a cerveja. Botou numa carroça e mandou entregar, com um bilhete: “pode medir que tem o conteúdo de 480 cervejas... Pagou, mas o desafeto não teve o prazer de beber!

Noutra ocasião ele avalizou um empréstimo  tomado por um amigo ao  Dr. Macário de Brito. Era uma quantia em dinheiro. O devedor não pagou. Avisado do aval fez questão de pagar em dinheiro vivo. Saiu coletando moeda e dinheiro velho com tudo que era mendigo e feirante do Crato. 

Mandou entregar aquele saco de dinheiro velho e moeda. O Dr. Macário, lógico se recusou a receber dizendo que não tinha tempo para estar contando dinheiro velho e moeda. O Brigadeiro, então, depositou o dinheiro em cartório.

4 comentários:

  1. A cerveja chocou ou seja estragou no balançado da carroça. Mais uma boa historia do Crato de antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela vivencia, deves ter, o triplo da idade que declaras kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Esse é um homem de integridade moral. Parece que este modelo está em falta rsrsrsrsrs....Não estou decretando a falência humana, estou apenas comentando que este modelo de integridade, moralidade e cumpridor de suas palavras está em falta no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. O modelo de homens 'da terra' que investiam no seu lugar está se esgotando. O capital moderno vem em um complexo arranjo financeiro e administrativo,com gestão, logística,plano estatégico e dinheiro de 'fundos de investimento ou da bolsa de valores'. Ao povo, só resta ficar estasiado com a velocidade de construção da infraestrutura e finalmente, comprar de tudo em inúmeras prestações. Até quando? não se sabe.

    ResponderExcluir