Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

338 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Na década de noventa do século passado, minha mãe copiou umas receitas do livro de "culinária"  da minha comadre Mareci Somense Tibury

Na semana santa, todos reunidos no Sanharol, filhos, noras, filhas, genros, netos e netas, a minha mãe aproveitou para fazer um cozido denominado - "Creme de milho". 

Os cabas acostumados com sarapatel, buchada, torresmo, galinha caipira e cuscus nem olharam para a goluseima, ninguém se astreveu a degustar a apetitosa especiaria.

Meu pai para agradar a minha mãe disse bem alto : Ei Tonha, bota um pouco desse "XERÉM" pra mim. 

Foi pior, a negrada caiu na gandaia. Minha mãe, zangada e com bastante raiva jogou o creme com panela e tudo para uma porca que passava a distância com uma ninhada de bacuris.


2 comentários:

  1. Histórias gostosas de contar e de ouvir. Bons tempos. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Parece até que vejo nosso saudoso Zé André falando alto! Era homem de bom coração, hospitaleiro, na verdade existem dois sanharois um antes de Ze André e outro após sua partida para os céus....

    ResponderExcluir