Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

345 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O trem, único privilegio  do Cedro sobre Várzea-Alegre.

As cidades cearenses mais rivalizadas daqueles velhos tempos eram Várzea-Alegre e Cedro localizadas na região sul do Ceará.

Dizem, não sei se é verdade, que o grande poeta e cantador Geraldo Amâncio nascido em Cedro, radicado em Fortaleza, certa feita, viajou de ônibus para sua cidade, o Cedro e, ao chegar em Várzea-Alegre perdeu o horário dos transportes para aquele destino. 

Precisou esperar o outro dia para chegar a sua terra natal.
Uns amigos convidaram  o poeta para uma noite de cantoria, um desafio. Armaram na praça central um palanque e convidaram o nosso poeta Bidin para o enfrentamento.

Muitos já temiam a grande tragédia, imaginar Várzea-Alegre ser derrotada por um poeta cantador de Cedro num desafio era coisa impensada e do outro mundo.

O cantador cedrense, vaidoso, orgulhoso, cagando goma e contando vantagens, fez um verso bem construído que findava dizendo : Várzea-Alegre é o cu do mundo!

A plateia ficou em polvorosa, muito preocupada com a desfeita, muitos não acreditavam na capacidade de Bidin superar o desafio desaforado do grande cantador do Cedro.

Mais que nada, Bidin dedilhou a viola e improvisou:

Várzea-Alegre é o cu do mundo.
Lavras é merda só, 
Icó é o cu de Lavras
E Cedro o cu do Icó.

A euforia foi tamanha que deram por terminada a contenda e saíram com Bidin nos braços pelas ruas da cidade.


4 comentários:

  1. Quem viveu há 50, 60 anos atrás sabe a tamanha rivalidade entre as duas cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande bobagem, bem como aquela do Crato e Juazeiro. Bom.mesmo, é andar de mãos dadas.

      Excluir
  2. Morais quando da construção do açude Ubaldinho que abastece o município de Cedro, porém sua parede bem como todo seu lençol d'água está localizado em Várzea Alegre, aconteceu uma audiência pública e o todos proprietários temendo suas terras cobertas, daí o saudoso Dep. Otacílio Correia pediu a palavra e advogou em favor do Cedro, sua tese foi por demais engraçada disse ele "Temos que aceitar essa construção pois só assim pagaremos uma grande dívida que temos para com o povo do Cedro, pois todo porco de caroço rejeitado em Várzea Alegre nós mandamos para o povo do Cedro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir