Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

346 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Nesta minha vida, que já estou ganhando do meu avô, ele morreu aos 49 anos, eu o ultrapassei em muito, já vi de tudo.

No inicio da década de 60 do século passado, o meu pai negociou um rádio com José Gonçalves Bezerra, o Zezito, proprietário da "Expresso Real Caririense" que levava e trazia os nordestinos que rumavam para São Paulo.

Eu com menos de dez anos, já ouvia falar em vários tipos de moedas. Réis, dólar, iene, libra, mas nunca visto a daquela negociação. "Quartas de Arroz".

Zezito trouxe um rádio de São Paulo,  da marca "Mandarim" muito bom. Todo més o meu pai botava uma quarta de arroz num jegue e eu levava a piladeira do José Carlos de Alencar e, em seguida,  um portador do Zezito apanhava na nossa casa. Não tinha carnê nem boleto bancário. A palavra valia. Foi assim até o fim do combinado.

Poucos imaginam que naquele rádio de pilhas eu ouvir na locução de Fiori Gigliotti e comentários de Mauro Pinheiro o Santos ser bi-campeão da libertadores e do mundo.

Nem só rádio, mas diversos outros objetos eram adquiridos com a moeda "Arroz". Naquele tempo era o único rádio existente nas residencias do Sanharol. 

À noite, juntavam-se todos para ouvir a novela "O direito de Nascer", a história do Antônio Maria e Mamãe Dolores.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas eta desse jeito, que era bom. Ah...ja vivi 16 anos mais que minha mãe. E achando bom.

      Excluir
  2. Eh isso mesmo, meu amigo! 👍😜
    Várzea Alegre, como grande produtor de arroz, não poderia ser diferente, os produtores raciocinavam em quartas (80 kg) de arroz!
    A moeda do comerciante eh o seu produto!
    O Pecuarista, ao comprar o carro, já imagina quantas arrobas de boi serão necessárias!
    O Produtor de soja já pensa em quantas sacas, e, ... assim sucessivamente!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro e estimado amigo Luiz Antônio, eu imagino quanto custou o rádio do seu tio Armando que sabia até que era "Chico de Zé de Chico" que tinha roubado as bananas dele. Quantas arrobas de boi. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eh verdade, meu amigo !!
    Deve ter sido muitas arrobas, até porque não se faz mais rádios como antigamente !! 👍🤣
    Boas festas pra vc e família !!🎄🙏
    Um fortr abraço !!

    ResponderExcluir