Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

347 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



O meu tio Francisco Alves de Morais, Chico André do Sanharol tinha uma admiração reciproca, eu por ele e ele por mim. Ele conhecia a genealogia de nossa família bem mais do que alguns aprendizes que se dizem ser primo de todo mundo, até de nossa senhora.

Sempre que viajava a Várzea-Alegre ficava na sua casa ouvindo suas historias. Ele gostava de contar e eu gostava de ouvir. Certa feita, ele começou a descendência do Alferes português Bernardo Duarte Pinheiro.  Sua esposa, a minha madrinha Doca, passava olhando de soslaio numa demonstração muito clara que não estava gostando nada  daquela  conversa.

Do Bernardo ele seguiu a linha descendente, Francisco Duarte Pinheiro, Raimundo Duarte  Bezerra, Papai Raimundo, José Raimundo Duarte, Isabel de Morais Rego, Josefa Alves de Morais, ele, e emfim a nova geração.

Foi quando Madrinha Doca passou e disse : Chico, deixa de ser besta que a esta altura não existe mais nem a merda do português. 

Minha madrinha faleceu  há poucas meses com quase 100 anos, e, não podemos  desprezar a sabedoria  e a experiencia vivida por ela.

Eu mesmo não tenho nenhum entusiasmo  em  revelar o que conheço sobre genealogia. E, olhe que conheço muito. Mas, a quem interessa  conhecer  coisas do tempo  de Noé?


2 comentários:

  1. A quem interessa saber sobre a Arca de Noé a essa altura da vida?

    ResponderExcluir
  2. Ela foi feita de qual madeira ?? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir