Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

351 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Lá pras décadas de 40/50 do século  passado os irmãos Chico Bitu, foto e Raimundo Bitu tinham duas equipes de futebol no Sanharol. 

Palestra e Tabajara. Um dia Chico Bitu acertou um jogo do seu time "Palestra" contra o Roçado Dentro. O campo ficava no sitio Formiga situado entre as duas localidades.

No bate bola inicial, quando Manoel de Pedro do Sapo, jogador do Roçado Dentro, viu José Menezes jogador do Sanharol calçado numas alpargatas de rabicho feito por José Faustino, cujo solado era parte de um pneu de caminhão, ele  disse : "Com Zé de tio João de "zapragata na becança" o diabo é quem vai".

Fez bunda de ema no giro de casa, no que foi seguido pelos demais jogadores. A partida foi suspensa e, até hoje, não se sabe dizer se um dia foi realizada. 

De volta para o Sanharol, Chico Bitu, foto,  à frente do seu time insultava : "Correram com medo".

4 comentários:

  1. O Sanharol sempre foi adepto do futebol arte> Boas equipes e bons jogadores encontramos no seu passado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Sanharol tinha bons jogadores um deles era "in memória" Pedro Cajaraba, seu irmão....

    ResponderExcluir
  3. Sempre encontro no Mercado Público de Várzea Alegre um atleta de futebol famoso das décadas de 60 e 70, que, por ser muito bruto nas jogadas, ficou conhecido pela alcunha de "De Ferro". Recentemente, quando o cumprimentei pelo famosso apelido ele, que deve estar beirando os 70 anos, de forma irônica retrucou: Agora sou só "De Arame"...demos belas risadas...

    ResponderExcluir