Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de dezembro de 2023

357 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Na década se 60 do século passado, o sitio Sanharol era uma localidade imprensada entre a sede  do município e o sitio Inharé, em Várzea-Alegre.

Num dia de domingo, num campinho acanhado nas terras de Chico Bitu, um jogo entre a equipe local e o sitio Iputi. Um gol do time adversário criou um começo de tumulto. O Sanharol se retirou de campo alegando que o Gol teria sido de mão.

José André, chamou os jogadores e disse : Voltem para o jogo e façam um gol do mesmo jeito, se o juiz anular está punindo. Acrescentou : Voltem que eu prometo fazer um campo no Carrancudo e trazer a banda de musica da cidade para animar os jogos. 

Os jogadores voltaram, o jogo deu continuidade e terminou com o escore de 1 x 1. A segui, foram  várias contendas entre as duas equipes. Sempre com placares apertados.

Equipes :

Sanharol:
Xandoca, Nicolau Sátiro, Antônio de Pedro Lixandre, Bilé de Manoel, Raimundo Bitu, Luiz de Lixandre, Vicente de Santiago, Mascote, Estevão, Pinga e Antão Inácio.

Iputi:
Chico Máximo, Sandoval de Sinhá, Gazula, Raimundo de Adauto, Antônio de Caduto, Beíco, Zé de Chico Antônio, Tinteiro, Gato Preto, Caduquinho e Cloves de Sinhá.


Identificação - Em pé : Mascote, Vicente Santiago, Pinga, Antão Inácio e Bacabal. Agachados na mesma ordem : Raimundo Bitu, Bilé de Manoel, Antônio de Pedro Lixandre, Perna Santa, Nicolau Sátiro e Luiz Alexandre.

O sitio Sanharol, hoje um bairro da cidade já foi protagonista de uma excelente equipe de futebol. Esta foto identificada acima, foi colhida num jogo contra "São Paulinho", Caririaçu. 

A equipe adversária recheada de craques do Crato e Juazeiro do Norte.  Placar 3 x 1 para o Sanharol.

O Juiz do Jogo foi Chico Jucá, o motorista do caminhão Assis Jucá, o bandeirinha Vicente Jucá e o chefe da delegação Mundoca Jucá.  

José André, de chapéu de massa entre Antão Inácio e Bacabal, dizia - com uma retaguarda dessa eu quero ver perder.



5 comentários:

  1. Tempos bons. Bem diferentes do Sanharol de hoje. Evoluiu para pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cite um só lugar neste pais, onde a evolução foi para melhor....

      Excluir
  2. Será que atualmente seria possível formar um time no Sanharol com essa performance? Imagino que não.

    ResponderExcluir
  3. Não Antonio, absolutamente impossível. O Sanharol de hoje os costumes são outros.

    ResponderExcluir
  4. Morais também acho muito difícil, não acompanhei está época por ser de uma geração mais jovem, mais seguro testemunho de pessoas da época dessa turma tinham alguns que se morassem em centros maiores poderiam ter jogado profissionalmente, por exemplo Mascote do Sanharol e Beíco do Iputi eram verdadeiros craques de bola. Infelizmente a cabeça dos jovens estão voltadas para outras prioridades...

    ResponderExcluir