Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

372 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

"A ingratidão é o preço do favor não merecido".

Quem viveu as décadas de 60 e 70 do século passado, conheceu e viveu uma época de grandes dificuldades.  Jovens  deixando o seu torrão natal e fixando  residência em São Paulo, deixando para trás pai, mãe, irmãos e amigos.


Raimundo Correia Ferreira.

Três personagens se destacaram por serem os pioneiros no transporte de passageiros no vai e vem entre Várzea-Alegre São Bernardo.


Antonio Timóteo Bezerra, Chagas Bezerra.

É certo que não é dado o devido reconhecimento a Antônio Timóteo Bezerra, Chagas Bezerra, Raimundo Correia Ferreira titulares da Viação Varzealegrense e José  Gonçalves Bezerra, Zezito da Expresso Real Caririense.

Prestaram  todo tipo de favor que se possa imaginar, empregos, assistência e orientação. Como disse Chagas Bezerra ao Governador de São Paulo Jânio Quadros quando foi registrar a empresa. O governador Jânio perguntou, isso vai dar certo amigo Chagas?

Vai, "eu levo os iludidos e trago de volta os desiludidos".


José Gonçalves Bezerra, Zezito e a esposa Toinha Bezerra.

Mas, eu peço permissão para contar uma historinha do Zezito, o homem mais humano, bom e amigo que se ouviu falar naqueles tempos. 

Um varzealegrense que não revelo o nome nem sob tortura chegou em São Bernardo num período de safra ruim para emprego. 

Com um certo tempo estava devendo a pensão que ocupava e se desesperou. Procurou Zezito e contou sua historia, Zezito lhe perguntou, o que  você deseja que eu faça? Eu quero que você me empreste uma quantia para eu pagar umas pendências e voltar para Várzea-Alegre. De lá eu te mando. 

Informado a importância Zezito entregou o dinheiro. Quando o rapaz chegou a pensão estava  a convocação para o emprego. Um mês depois recebendo o ordenado procurou Zezito para pagar a dívida. 

Zezito falou : Você já está podendo pagar?  Já resolveu seu problema? Eu pensava que você tinha retornado a nossa terra.

O nosso sertanejo quitou a divida  monetária, agradeceu, ficou devendo o obséquio e a consideração. Hoje, conta esta história bonita, solidária, humana e que honra o nosso  inesquecível José Gonçalves Bezerra, Zezito..


5 comentários:

  1. O respeito, a consideração e o reconhecimento não são dados no devido merecimento a esses nobres varzealegrenses. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Morais que estória bacana infelizmente Várzea Alegre, tem esse infeliz defeito de reconhecer grandes filhos da terra que muito fizeram!

    ResponderExcluir
  3. Em uma festa de São Raimundo Nonato, eu estava, à noitinha, tomando umas cervejas, no Calçadão - V. Alegre. A companhia era o amigo Vicente de Raimundo Pretinho, que, à época trabalhava na Expresso Real Caririense, no Juazeiro e possuia um Fusca.
    De Repente, chega Zezito, seu patrão, aparentando já ter tomado umas também, e diz: Vicente, você vai me deixar agora em Crato. É só isso. Chegando lá você volta em cima da buxa.
    Vicente me convida para a viagem e eu vou com eles. Só que em Farias Brito, já passamos um tempão tragando umas e outras.
    Zezito foi se animando, e nós também.
    Rumamos para o Crato, onde passamos direto prá Juazeiro, prá virar a noite em diversos bares e boates.
    Voltamos para o Crato para deixar Zeziti em casa já quase de manhã.
    Só aí que retornamos para Várzea Alegre, onde fomos tomar uma para tirar a ressaca umas oito horas da matina do dia seguinte.
    A essa altura os familiares é que já estavam preocupados, sem saber o paradeiro nosso.
    Coisa de gente nova....

    ResponderExcluir
  4. Antonio Gonçalo - É prazeroso quando se faz uma postagem e temos um testemunho desses seus.

    Bom dia e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Se você precisar de alguma ajuda espiritual em algum destes:
    Obtenha seu amor de volta, fruto do ventre, fibróide, boom de negócios, avanço financeiro, ficar rico sem rituais, faça como eu disser, sonho ruim, prometo e falhe, epilepsia, caso da terra / tribunal, transtorno mental,
    FYI nomeação política, aprovação de visto, câncer, gastar e voltar, boa sorte, saúde natural, acidente vascular cerebral, Si, célula ckle, impotency, caso de corte de vitória, promoção no trabalho, Tom de comando, anel de proteção,
    e muitos mais, entre em contato E-mail: ededetemple@gmail.com ou o aplicativo +38972751056

    ResponderExcluir