Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

268 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Foto Mundim do Vale.

Na Praça de Santo António – Várzea-Alegre, encontramos os amigos António Alves de Morais e Raimundo Nonato Bezerra de Morais - primos, amigos e camaradas. O primeiro é o idealizador e administrador do Blog do Antônio Morais e o segundo o seu mantenedor com a autoria da maioria das matérias. Somos sim, os responsáveis pelas raivas, pelos aborrecimentos, pelas contrariedades de opiniões e também pelos risos e gargalhadas que por ventura existam.

Não somos literatos, escrevemos o vocabulário do dicionário glamoroso de "Mundim do Sapo" que certa vez aguardava as recomendações do medico, depois de uma consulta, e, de tantos nomes científicos e difíceis quando o médico terminou Mundim disse: Doutor, agora o senhor fale tudo no “português rasteiro” por que até agora nós não entendemos foi nada do que o senhor falou. 

Pois bem, escrevemos o português rasteiro, exatamente como a gente de quem falamos fazia uso, o populacho  gostoso  de  lê. Afinal as palavras ficaram para facilitar o entendimento entre as pessoas e não para dificultar. 

O Blog está alcançando 10 anos de existência, 12.888 postagens, mas se você for levantar os resgates de pessoas prestimosas de nossa terra que ele contém, causa admiração. E tudo isso não passa de uma brincadeira nossa que pretendemos deixar para a posteridade. 

Lembramos que contamos com a colaboração de grandes historiadores e graças a seus escritos o blog é também motivo para pesquisa em alguns temas. Vamos em frente. Obrigado aos leitores, aos que comentam e principalmente aos que criticam, porque nas criticas encontramos o caminho para a correção. 

Como diz sempre o nosso grande amigo, leitor e comentarista Tarciso Coelho: "A única opinião que não é valida é aquela que não é dada". 





2 comentários:

  1. Mundim do Vale tem uma memória prodigiosa. Tem um jeito de escrever bem próprio da nossa verve. Eu o considero um gênio na forma de apresentar os seus escritos. Várzea-Alegre é uma eterna devedora do trabalho que Mundim do Vale faz na disseminação de nossa gente alegre e feliz.

    Eu digo sempre : Quem quiser conhecer Várzea-Alegre pergunte ao Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  2. O Blog continua bem acessado. No momento com aproximadamente 15 mil postagens.

    ResponderExcluir