Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

353 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Sempre houve uma grande disputa entre as cidades do Cedro e Várzea-Alegre. Coisa salutar e importante na competição, concorrência e rivalidade entre as comunidades.

Raimundo Bitu vendo passar pelo Sanharol uma Cegonha carregada com 26 carros novos tirou um sarro e esnobou o Cedro dizendo para o seu filho José : Tai meu filho, se o povo do Cedro quiser ver uma coisa dessa natureza tem que vir para Várzea-Alegre.


5 comentários:

  1. Entre Cedro e Varzea-Alegre a concorrência era grande. Começava pelo futebol e terminava nos demais segmentos da sociedade. Concorrencia no bom sentido, cada um defendendo a sua parte e tentando fazer melhor.

    ResponderExcluir
  2. cedro partiu na frente por ter uma academia de letras em sua cidade, no proximo sabado dia 24 teremos a primeira reunião para fundação da academia varzeaalegrense de letras

    ResponderExcluir
  3. ESTA CONCORRENCIA AINDA SE PERPETUA ENTRE ALGUNS CEDRENSES E VARZEALEGRENSES; MAS QUEM UNIFICA TUDO ISSO ISSO MESMO É O EXCELENTE SANFONEIRO CEDRENSE ZÉ DE MANÚ, EM SUA MUSICA DE CEDRO A VÁRZEA ALEGRE.
    "DE CEDRO A VÁRZEA ALEGRE DE ICÓ A IGUATÚ O FORRÓ É MAIS FORRÓ SENDO COM ZÉ DE MANÚ.

    ResponderExcluir
  4. Essa rivalidade é antiga e já esteve pior. Quando o trem era o único meio de transporte o povo de Cedro dizia que os Varzealegreses se bem quisessem conhecer o trem tinham que ir até a bela cidade. Mas as coisas mudam, Várzea-Alegre construiu uma rodoviária e surge um novo bairro com infra-estruturar, hospital, maçonaria, escolas, fábricas, habitações e Cedro para construir uma rodoviária teve que derrubar três casas que já existiam. Eu em particular gosto do povo de Cedro e tenho o maior apresso pela minha família procedente de minha tia Dinha irmã do meu pai.

    ResponderExcluir