Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 17 de dezembro de 2023

365 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Prédio da cadeia antiga de Várzea-Alegre - Delegado abusado.

Na década de 50 do século passado. Por nada ou quase nada prenderam João Frutuoso, um pedreiro que residia no Alto dos Silva, em Várzea-Alegre. 

Homem do bem, brando e honrado. A população revoltada  se reuniu em torno do Dudu Alexandrino e foi a delegacia exigir a soltura do amigo. O delegado quis resistir e teve que fazer bunda de ema, arribou da cidade, sob pena de apanhar. 

Para substituir o delegado fujão,  foi nomeado o Senhor Edgar de Sousa Matos, que chegou a cidade com ordens para botar moral e "ar" de General do Exercito. Chegou se apossou do cargo sem   comunicação nenhuma a qualquer  autoridade local e lá ficou. 

Luiz Otacilio Correia era o presidente da Câmara Municipal de Várzea-Alegre a época. Como a pauta era pequena, ou seja inexistente, Otacilio convidou os edis  para fazerem uma visita de cortesia ao novo delegado. 

Foram em comissão.  Encontraram-no matando palavras cruzadas. Cumprimentaram-no. Resposta dura e seca. Obrigado. E, sem dar a menor atenção continuou  matando as palavras cruzadas. Otacilio insistiu: somos  os representantes da Câmara Municipal de Várzea-Alegre, viemos fazer uma visita de cortesia,  gostaríamos de saber a impressão que o senhor está tendo da cidade? 

O homem  levantou a cabeça, pensou um pouco e disse: Eu quero que os senhores saibam que vereador e merda pra mim são a mesma coisa.
 

  

3 comentários:

  1. Luiz Otacilio Correia alem de prefeito de Varzea-Alegre foi tambem presidente da Camara Municipal por tres periodos legislativos.

    Quando os amigos perguntavam: Otacilio é por vaidade que voce continua como presidente? Ele respondia: Não é por necessidade mesmo.

    Como Deputado estadual trouxe diversos empreendimentos para nossa terra. Entre eles a construção do Açude que recebe seu nome, localizado na comunidade do São Vicente que resolveu definitivamente o problema d'agua de nossa terra.

    Foi uma luta de gigantes. Otacilio querendo construir e outros politicos locais querendo botar a baixo.

    ResponderExcluir
  2. Numa daquelas reuniões tumultuadas da Câmara, um dos vereadores pediu um aparte e disse: Eu "desconcordo" do seu projeto, e, Otacilio emendou: e eu descordo do seu desconcordo!

    ResponderExcluir
  3. Naquela época, mesmo com todas as dificuldades de transportes e vias de acesso,mesmo assim, as uase todos os finais de semana estavam em Várzea Alegre, tanto ele como o Sr. José Carvalho. Grandes estadistas que precisam ser estudados pelos políticos atuais

    ResponderExcluir