Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

343 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Todo aquele que tem mais de cinquentanos nos costados se lembra das festas de São Sebastião no sitio Boa Vista. Novenas, bailes, e o tradicional leilão.

Certa feita, Otacílio Correia arrematava tudo que era prenda. Arrematava e oferecia a algum amigo presente.

O pregoeiro levantou um mamão que causou admiração a todos pelo tamanho, coisa nunca vista antes.

Otacílio arrematou e disse : Esse mamão eu vou levar para Rosinha, tenho certeza que ela nunca viu um mamão desse tamanho e bonito como esse.

Chico Inácio, o dono  da festa entusiasmado com o rendimento do leilão falou : Grande não é esse, grande é um que tem no pé e que eu vou levar segunda feira para Dr. Pedro Sátiro.

Barroada, filho de Joaquim Pretinho, deixou a festa e foi se ter com o mamoeiro. Tirou o mamão, comeu uma talhada, jogou o resto fora, cortou o pé pelo tronco e foi dormir em casa bem tranquilo. 

Quem tiver seus segredos não conte a ninguém. Guarde bem guardado, nada de cagar goma ou contar vantagens.


Um comentário:

  1. Grande festa de São Sebastião. 19 de janeiro. época de boas chuvas. Quando chovia.

    ResponderExcluir